ONDE TUDO COMEÇOU
O Fundador da cidade de Anaurilândia é o senhor Ciriaco Gonzáles. Ele veio para esta região em 1916 na companhia do Major Cecílio Manoel da Costa Lima, ambos se radicaram às margens do Riacho Quiteroizinho.
O fundador "Ciriaco Gonzáles", foi casado com Dona Anaurelíssia Gonzáles. O nome da cidade Anaurilândia" é uma homenagem a ela. O casal - Ciriaco e Anaurelíssia tiveram doze filhos: Quirino, Carlinhos, Aclécio, Elício, Antônio, Eurica, João, Írio, Anísio, Hugo, Alice e Diogo, este último adotivo. Antes de se chamar Anaurilândia, o nome de nossa cidade era Vila Água Amarela.
O senhor Deocleciano Paes, irmão de dona Anaurelíssia, influenciou seu cunho Ciriaco Gonzáles a lotear parte da fazenda Água Amarela, onde foi edificado um povoado, dando origem a Vila Água Amarela.
Em 1951 Ciriaco fez a primeira igreja. Ao lado construiu a primeira escola. Os professores eram: Paulo Ney e Lurdes, filha de Deocleciano Paes.
Pioneiros: Ciriaco Gonzales, Deocleciano Paes, Joventino de Alemão, José Martins dos Santos, Eduardo Fernando dos Santos, Cristiano Severino da Silva, José Lemes de Godoy, Antônio Francisco Faria, Manoel Alves, Izidoro Pereira de Souza, José Pardini, Clementino Antônio Quilin, Luciano da Costa Lima (Região do Quebracho), Antônio Faria, Libório Penha, Quinca Nogueira, Thomas Deluqui, José Damázio de Almeida, Albino Rodrigues Carvalho, Targina Sabino da Silva, Leonardo Francisco Faria e outros.
A principal fonte de economia da região onde hoje consiste o município de Anaurilândia era a exploração da erva-mate, planta nativa da região. O principal ervateiro foi o senhro Eduardo Fernando dos Santos, representante da Companhia Mate Laranjeira.
O senhor José Martins foi quem trouze o café para Anaurilândia. Até então as pessoas tomavam o mate (chimarrão), mate doce ou chá mate.
O primeiro porto de navegação da região foi o porto Sete de Setembro, descoberto por uma caravana de 900 soldados agregados por Ciriaco Gonzáles e Cristiano Severino da Silva. Os Soldados foram comandados por José Lito.
O senhor Edufo Quinhone, foi o pioneiro no setor do comércio, trazia mercadorias de São Paulo através do porto São José para comercializar na região. Vendia: calçados, peças de tecidos, ferramentas, munição e remédios. Um mutirão foi organizado na antiga Vila Água Amarela para construir "Escola Reunidas", anos depois (1958), com a morte de Deocleciano Paes (Duque) e a senhora Maria José Ferreira, a escola passou a se chamar "Escola Reunida Maria José". O senhor Luciano da Costa Lima é pioneiro, desbravador e considerado o fundador do Distrito Quebracho.
1º Prefeito: Lázaro Severino da Silva - Vice-Prefeito: Olímpio José da Silva;
2º Prefeito: José Xavier Prates - Vice-Prefeito: Geraldo Destro;
3º Prefeito: Laur Severino Correa - Vice-Prefeito: Izidoro Pereira de Souza;
4º Prefeito: João Aranda Guirado - Vice-Prefeito: Olívio Redivo;
5º Prefeito: Napoleão Pereira de Lima - Vice-Prefeito: Auro Corrêa Franco;
6º Prefeito: Benedito Alves de Godoy - Vice-Prefeito: Idenor Ribeiro dos Santos;
7º Prefeito: Napoleão Pereira de Lima - Vice-Prefeito: José Xavier Prates;
8º Prefeito: Edon Carlos Gonzales - Vice-Prefeito: Nilson Oliveira da Silva;
9º Prefeito: Edson Stefano Takazono - Vice-Prefeito: Antonio Carlos da Silva;
10º Prefeito: Edson Stefano Takazono - Vice-Prefeito: Antonio Carlos da Silva;
11º Prefeito: Antônio Eduardo de Lima Ricardo - Vice-Prefeito: Maria Aparecida da SIlva.
E atualmente temos como administrador o Ex. Sr. Edson Stefano Takazono e como Vice-Prefeito o Sr. Antonio Carlos da Silva.
ESPERO QUE TODOS POSSA TIRAR UM BOM PROVEITO DESTA HISTÓRIA COM SUAS PESQUISAS E QUE A CADA DIA NOSSA HISTÓRIA POSSA SER VISTA POR MILHARES DE PESSOAS.

... rsrs .. o Geleia to montando um blog .. só estou fazendo uns teste de index para o google ai ponho uns conteudos decentes
ResponderExcluir